UFRRJ recebe XLII Encontros Nietzsche

Evento sobre o filosofo é parceria entre PPGFIL e o Grupo de Estudos Humanismo

por Lucas Meireles

O PPGFIL, juntamente com o Grupo de Estudos Humanismo, apresenta, entre os dias 19 e 20 de Setembro, no campus Seropédica da UFRRJ, o XLII Encontros Nietzsche, com o tema “Nietzsche em seu tempo”.

Organizado pelos docentes José Nicolau Julião (DFILOS) e Danilo Bilates (DFILOS), esta é quadragésima segunda edição do evento itinerante. O professor Nicolau, inclusive, é autor do livro “Para Ler o Zaratustra, de Niestzsche”.

Nesta edição, haverá a presença de um convidado internacional. O professor de Filosofia Moderna da Universidade Paris 1 Panteon-Sorbone, Bertrand Binoche, vai apresentar uma palestra sobre “Nietzsche e a questão do ascetismo”. A apresentação vai acontecer no dia 20, às 18h, no Auditório do PAT (Pavilhão de Aulas Teóricas). Além do docente francês, vão estar presentes pesquisadores de diversas instituições de ensino. UFRJ, Fiocruz, UERJ, UFABC, Unirio, USP, UNIFESP e Université de Reims serão representadas no Encontro.

Fundado por Scarlett Marton em 1996, o Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) tem como objetivo reunir pesquisadores do pensamento nietzschiano. O grupo atua em três frentes: cadernos NietzscheColeção Sendas & Veredas e Encontros Nietzsche.

De acordo com o site do Grupo de Estudos Nietzsche, “os Encontros Nietzsche consistem num fórum permanente de debates acerca da filosofia nietzschiana. Promovidos duas vezes ao ano pelo GEN, acolhem os seus parceiros intelectuais, tanto da cena acadêmica nacional como internacional. Tendo lugar nos mais diversos estados do território nacional, procuram concorrer desde 1996 para a difusão da pesquisa sobre o pensamento de Nietzsche no Brasil.”

Confira a programação completa abaixo:

(Foto: Divulgação)

Mais informações no link: https://www.facebook.com/events/2338722086201599/

 

 

 

 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    PPGFIL apresenta 3º Simpósio de Filosofia Antiga